Hitler socialista? Só para os ignorantes do MBL e cia!

*Por Luiz Fernando Leal Padulla

 

A mentira é um dos principais vilões nas redes sociais.

Atualmente, a principal delas é dizer que Hitler era socialista/marxista/comunista, sendo difundida por movimentos ditos apartidários, mas com apoio financeiro de partidos como PSDB e DEM. O mesmo vale para certo astrólogo que se traveste de pseudointelectual, carregando para junto de si, vários analfabetos/ignorantes funcionais.

Para se ter ideia de tamanha obtusidade e mau-caratismo de quem propaga essas mentiras – com a clara tentativa de denegrir a esquerda – basta analisar quem foi mandado para os campos de concentração logo no início do mandato de Hitler e o regime nazista: sociais-democratas, sindicalistas socialistas e comunistas.

E sabem por quê? Justamente porque era apoiado pela elite alemã, ou seja, banqueiros, industriais e latifundiários que temiam o avanço comunista.

Como descreve o professor de História e Sociologia, Luiz Carlos, “as grandes propriedades rurais pertencentes a alemães não foram coletivizadas como havia feito a Rússia socialista, e o que se estatizou, como siderúrgicas e ferrovias, fora feito por interesses militares, por que a guerra se aproximava”.

O mesmo pode ser dito em relação as empresas, bancos e propriedades rurais que pertenciam aos judeus e foram tomadas pelos nazistas, mas ao invés de ser estatizada, foram vendidas e até mesmo doadas à elite alemã.

De acordo com o professor, “o que ocorreu na Alemanha nazista, não foi socialismo, mas a chamada economia de guerra, onde a produção era direcionada a produzir itens básicos ao consumo bélico, como alimentos e armas, como Estados Unidos e Inglaterra havia feito no mesmo período”.

Outro ponto que merece destaque é o racismo aplicado pelo regime nazista de Hitler, o que vai totalmente contrário as ideias e ideais marxistas.

Há ainda aqueles que querem justificar usando como pretexto o nome do partido de Hitler: Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Não é porque o partido carrega a palavra “Socialistas”, que age com tal visão. O PSDB é o exemplo mais claro: Partido da “Social Democracia” Brasileira. Quando que os tucanos olharam e zelaram pelos interesses do povo? Muito pelo contrário! Sempre atenderam os interesses da elite, privatizando e entregando o país ao capital estrangeiro, de banqueiros e empresários.

Além disso, negligenciam a educação, a saúde e todos os recursos básicos para os cidadãos – lembremos das taxas de desemprego gritantes durante o (des)governo de FHC, e até mesmo o massacre contra os professores nas gestões de Alckmin (São Paulo) e Beto Richa (Paraná), para citar apenas alguns exemplos.

Assim, as ideias nazistas são muito mais próximas e similares à direita reacionária em nosso país, do que aos ideais legítimos e verdadeiros da esquerda e do socialismo.

Dê uma basta às mentiras!

bandeira-urss-no-reichstag

Em tempo 1: de tão socialista/comunista que Hitler era, foi derrotado justamente pelo Exército Vermelho da URSS. Graças aos verdadeiros comunistas é que o regime nazista foi extirpado e o mundo libertado da ameaça. (Infelizmente alguns livros culpam a derrota alemã pelo “intenso frio da URSS”, eximindo a importância dos comunistas).

Em tempo 2: as mesmas sandices são interpretadas – principalmente pelos criacionistas – para a teoria da seleção natural de Darwin. Na tentativa de culpa-lo pela ideia de eugenia de Hitler, tentam deturpar a teoria que defende a “sobrevivência dos mais adaptados ao ambiente, sem qualquer direcionamento para a escolha de determinadas características”, trocando pela “sobrevivência do mais forte e puro”. Com um pouco de estudo, fica fácil de refutar essa ideia errática e preconceituosa perante Darwin. Talvez a única relação – ainda que indireta – da eugenia é que o termo foi descrito por Francis Galton, primo de Darwin.

 

*Professor, Biólogo, Doutor em Etologia, Mestre em Ciências, Especialista em Bioecologia e Conservação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s