Intervenção psiquiátrica e literária já!

Luiz Fernando Leal Padulla*

 

Pedir intervenção militar, em pleno século XXI é, no mínimo, falta de bom senso. Curiosamente, muitos que vociferam esse pedido são os mesmos que viviam acusando Cuba e Venezuela de terem regimes autoritários. Como explicar isso? Que tipo de patologia afeta o cérebro (?) dessa gente?

Dói ainda mais ver que grevistas pedem isso! A ingenuidade – para não dizer analfabetismo – é tamanha, que será que eles imaginam que sob o regime militar teriam essa mesma liberdade de expressão? Sinceramente, pelas imagens áreas, ficam ainda mais parecidos com baratas defendendo o inseticida…

Esse chamamento é algo extremo, que foge da racionalidade. A falaciosa ideia de que nos regimes militares não existia corrupção precisa ser escancarada. Não só havia, como foi um dos piores períodos em que ela ocorreu. Mas, é claro, se alguém abrisse o bico, era morto – inclusive sob a batuta dos generais. Não cabe mais sequer pensar nesse retrocesso. Romper essas ideias erradas requer um amplo debate e acima de tudo, educação. É de fundamental importância que as escolas sejam fontes de conhecimento inclusive sobre a política. Já pensaram como seria positivo formar cidadãs e cidadãos críticos, cientes da importância de se eleger um deputado e senador, por exemplo? Pararam para pensar que a educação política reduziria significativamente a massa de manobra que dançou ao redor do pato da FIESP e nas micaretas dominicais da Paulista, e hoje não estariam se arrependendo da armadilha que caíram?

Não podemos nos calar diante de tudo isso, por mais que tentem nos censurar nas salas de aula e em nosso ambiente de trabalho. A verdade deve prevalecer sempre. Não permitiremos que essa corja de malfeitores, se aproveitando da crise institucional que plantaram, usurpem da boa-fé de inocentes úteis.

Por mais que um governo – no caso, um desgoverno golpista! – esteja ruim, ainda assim devemos zelar pelos caminhos democráticos para o restabelecimento constitucional. A única saída é pela democracia. Pelo voto soberano do povo. E para quem ainda deseja algum tipo de intervenção, saibam que têm duas opções: intervenção psiquiátrica para os mais raivosos, e a intervenção literária, afinal, a cura passa pela educação.

*Professor, Biólogo, Mestre em Ciências, Doutor em Etologia

Anúncios

6 comentários sobre “Intervenção psiquiátrica e literária já!

  1. Pois é pedir intervenção militar num momento tão crítico e uma doença mental , no meu ponto de vista regimes militares , ditadura e outros regimes teria que ser obrigatório aprender na escola , mas infelizmente sei o quanto os professores são proibidos de falar a verdadeira “verdade “. Cada vez pessoas sem sabedoria e apto a ser alienado é mais confortável e seguro. Mas é isso aí , o post está ótimo , de tamanha importância pro momento , parabéns !

    Curtir

  2. Duro mesmo é ver/conhecer historiadores eljustificando a ditadura (no Brasil e de direita, é claro), deturpando a História; e os religiosos argumentando que o sofrimento é castigo divino.
    Sem contar com a mídia colaborativa.
    Muito bom ler suas considerações.
    Abraço.

    Curtir

  3. A Ditadura foi o melhor período da história do Brasil.
    Saudosa epoca em que comunistas como vc eram mandados direto para o pau de arara.
    #ForaComunistas

    Curtir

    1. Prezado “cidadão de bem”, pensei seriamente em não aprovar seu comentário, dado o grau de analfabetismo e ignorância contidos nele. No entanto, como defensor da liberdade de expressão, e até como uma maneira de expor aos demais leitores sua “intelijência”, optei por postá-la. Não sei se lamento ou se tenho dó de você, afinal, tenho certeza que deve ser o legítimo frequentador de missa/culto, que o faz para ter a consciência limpa, mas no fundo, é um baita de um fascista acéfalo. Sem me prolongar, e assim perder meu tempo com gente como você – se é que não é um fake – agradeço por seu comentário escatológico, afinal, serviu para confirmar tudo aquilo que disse nesse post. #NãoPassarão

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s