Momento de unidade…com Ciro?

Luiz Fernando Leal Padulla*

Confesso que já admirei Ciro Gomes. Sujeito firme em suas palavras, perspicaz, bem articulado, conhecedor de economia. No entanto, nada como o tempo para fazer cair algumas máscaras.

Recentemente foi desenterrado um vídeo – que circula pelas redes sociais – em que Ciro rasga elogios e declara apoio a Aécio Neves. Ok, é impactante, mas faz parte da política e de seus conchavos. (Não sejamos hipócritas em apontar o dedo e esquecer que o próprio PT também já conchavou com golpistas).

Mas a discussão não é essa. O que me incomoda demais é apontarem Ciro como opção esquerdista – caso, obviamente, Lula seja impedido de ser candidato. Sinceramente, acho Ciro uma pessoa inteligente, mas não me agrada. Sua arrogância e prepotência talvez o atrapalhem. No momento que a esquerda se uniu – com Lula, Boulos, Manuela – denunciando os abusos dos golden boys da “Lava Jato” e arbitrariedades do juizeco de Curitiba, eis que Ciro não se mostrou solidário e, além da omissão, quando indagado, preferiu atacar…a própria esquerda!

Vale lembrar também que o mesmo Ciro Gomes teceu elogios a operação e ao juiz (sic) Sérgio Moro.

Minha modesta opinião: Ciro Gomes é um falastrão, oportunista, que quer se mostrar uma opção viável à esquerda, falando um discurso e agindo de outra forma. Novidade? Não para mim, afinal, quem não se lembra que o mesmo sujeito criticou de forma áspera o próprio Lula e teceu elogios a “Lava Jato” e ao juiz (sic) Sérgio Moro? Não estranhei sua atitude – apesar de ficar relativamente desapontado com aquele que se diz democrático e nacionalista –, pois seu passado sempre foi ligado à direita golpista e neoliberal, incluindo (P)MDB e PSDB. Por mais tenha mudado para o PDT, para mim “quem nasceu Ciro, jamais será um Brizola”. Ou seja, Ciro está longe de representar a vontade popular e interesses sociais.

A chance que Ciro Gomes teve de se mostrar grande e somar forças à esquerda foi desperdiçada, justamente no momento que a democracia mais precisa dos verdadeiros nacionalistas. Não apenas para dizer uma basta à “Farsa Jato”, mas também para gritar e lutar pela verdadeira justiça, contra a ascensão fascista e por Lula Livre! Mas talvez isso tenha sido positivo, pois mostrou aos cidadãos e cidadãs quem é realmente Ciro Gomes.

Em tempo: acredito na candidatura de Lula. No entanto, caso o golpe realmente siga galopante e consiga impedi-lo, seria interessante – e merecido – uma chapa única com Manuela/Boulos.

*Professor, Biólogo, Mestre em Ciências, Doutor em Etologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s