Qual a surpresa?

Luiz Fernando Leal Padulla*

Disse o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, que a terceira denúncia contra o ilegítimo/golpista presidente Temer deveria ser arquivada. E qual a surpresa, se desde sempre alertamos que isso iria acontecer? O mesmo foi feito com a indicação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ignorando a sugestão do MPF. Afinal, como disse claramente o canalha Romero Jucá, o objetivo era claro: “estancar a sangria…num grande acordo nacional…com o Supremo, com tudo”.

Os canalhas do (P)MDB e PSDB emparelhando o Estado, justamente aqueles que acusavam o PT de fazer isso.

Curiosamente, esse mesmo partido foi o único que deu carta branca e autonomia para a Polícia Federal, e sempre respeitou a indicação da lista apresentada pelo Ministério Público Federal. Tanto que as investigações chegaram onde chegaram justamente porque o PT permitiu – e claro, isso incomodou PSDB, (P)MDB, DEM e cia., pois sabiam que não seriam mais acobertados em seus atos de corrupção e ilicitudes. E o que fizeram? Inventaram um impeachment que destituiu uma presidenta legítima e honesta, concretizando um golpe parlamentar.

Para atender aos interesses do empresariado, contaram com apoio – e patrocínio – da FIESP, CNI, Lemann, Globo, Grupo Abril e tantos outros. Bombardeio de “fake news”, omissão de informações contra seus aliados e propaganda intensa e tendenciosa contra o PT. Com isso, surgiram grupos “apartidários” – mas que receberam dinheiro tanto de partidos de oposição como de origem estrangeira e duvidosa – que encabeçaram desfiles dominicais e panelaços. Pronto, a manipulação da massa estava feita. Os “verde-amarelo” com a camisa da CBF – em claro sinal de ignorância política – tomaram as ruas exigindo o “Fora Dilma”.

Mas o analfabetismo político não parou por aí. Não bastando o tiro no pé, ainda se sentiam o máximo desfilando ao lado dos verdadeiros corruptos do PSDB (Aécio Neves, José Serra, Aloysio Nunes, Geraldo Alckmin, Arthur Virgílio, Beto Richa…), DEM (Ronaldo Caiado, José Agripino Maia, Rodrigo Maia, José Mendonça Filho, Onyx Lorenzoni…), (P)MDB (Michel Temer, Eduardo Cunha, Romero Jucá, Renan Calheiros, Eliseu Padilha, Geddel Vieira Lima, Eunício Oliveira, Henrique Eduardo Alves, Rocha Loures, Carlos Marun…).

Golpe consumado – com auxílio da massa de manobra –, o preço começou a ser pago: fim da CLT, precarização do trabalho, reforma da Previdência, fim dos programas sociais. Cortes e mais cortes no orçamento público, vendendo a ideia da necessidade de privatizações – claro objetivo da política neoliberal, a mesma que não foi eleita nas urnas, mas que agora se impõe ao povo brasileiro graças ao golpe parlamentar.

Vale ressaltar que tudo isso também teve como objetivo a entrega das reservas do Pré-Sal ao capital estrangeiro – dívida de 2009 que José Serra tinha com a Chevron, conforme documentos divulgados pelo WikiLeaks – e o enfraquecimento do Mercosul e BRICS – o que ameaçava a hegemonia ianque do FMI.

Novamente, digo e repito: isso não é novidade. Assim como não é novidade a tentativa de tornarem Lula inelegível para 2018. Esse, por sinal, é a cereja do bolo para a consumação final do golpe. E, caso isso se concretize, podemos realmente dizer que vivemos em uma pseudodemocracia – incluindo a pequenez de um STF covarde.

Enquanto isso acontece, onde está aquele povo que queria o bem de nosso país? Será mesmo que queriam isso ou destilavam apenas o ódio contra um partido? Os moralistas que se diziam contra a corrupção…sumiram. Justamente quando tudo está tão escancarado que o mundo todo vê. Mas só os “brasileiros de bem” não querem enxergar!

*Biólogo, Professor, Doutor em Etologia, Mestre em Ciências, Especialista em Bioecologia e Conservação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s