Lamentável, Karnal!

*Por Luiz Fernando Leal Padulla

Depois que escrevi sobre a atitude deplorável e reacionária de Pondé (veja aqui) ao criticar a esquerda, jamais imaginei que um dia iria escrever um posto criticando Leandro Karnal. Pois bem. Infelizmente esse dia chegou.

Aquela pessoa que você admirava por sua sapiência e domínio do que pregava, de repente mostra-se um ser do mesmo nível que Pondé, e até mesmo de um Villa e Olavo de Carvalho.

A alegria e satisfação de jantar com “dois amigos”, sendo um deles o juiz (sic) Sérgio Moro, revela a face oculta de um professor teórico, mas com pouca vergonha na cara. Afinal, já dizia em algum lugar: “diga-me com que andas, e eu te direi quem és!”. Realmente o mundo não é linear, e para alguns, a hipocrisia fala mais alto!

karnal moro

Certa vez citou pomposamente em uma de suas palestras que “infelizmente nós estamos ficando sem símbolos, estamos ficando sem referências de honestidade”. E hoje, você é mais uma prova concreta de sua própria fala.

Uma pessoa que se dizia tão idônea e moralista, citando sempre em suas falas vários pensadores e momentos históricos, jamais poderia compactuar da amizade com um ser abjeto e contrário a tudo aquilo que esse professor dizia. Afinal, Moro é tudo de mais seletivo e parcial que existe, desrespeitando a própria democracia e o Estado de Direito, protegendo seus aliados e perseguindo os demais, em claro abuso de poder.

Palavras rebuscadas definitivamente não fazem o caráter de ninguém. Karnal para mim, e para tantos outros ex-admiradores, não “passa de mais do mesmo”.

Como disse uma vez, Sr. Karnal, “a vergonha está desaparecendo”. No seu caso, depois daquela foto e toda a declaração apaixonada contida na postagem, diria que ela definitivamente desapareceu.

Karnal, mais um canalha que se revela!

 

*Professor, Biólogo, Doutor em Etologia, Mestre em Ciências, Especialista em Bioecologia e Conservação.

91 comentários sobre “Lamentável, Karnal!

      1. E Moro não é inteligente? Penso que se antes ele falou algo contrário a isso, ai sim estava equivocado. Mas sempre a tempo de se redimir. Coisa que a pretensa esquerda nacional, (risos) não tem a dignidade de reconhecer…

        Curtir

    1. Vou deixar de ver e ouvir a Rede Bandeirantes . Quem apoia este Meio juiz ou juizinho não tem a minha simpatia . Por que meio juiz Prendeu quem deu propina e manteve livre quem recebeu propina como Temer, Moreira, Renan, Aecio. Juca que continuam em cargos públicos. Prendeu quem gera emprego e deixou livre os corruptos que está no govermo. Meio juiz é juizinho que toma decisões como estas .

      Curtido por 3 pessoas

      1. O Juiz Sérgio Moro não julga e nem prende quem tem Foro Privilegiado, ele é Juiz de Primeira Instância, se perder o mandato e não tiver a excrescência do Foro aí sim é com ele mesmo! Cunha que o diga!

        Curtir

      2. Moreira, Renan, Aécio, Juca, Temer todos com foro privilegiado como vc quer que o juiz Sergio Moro de primeira instância os prenda, vai se informar para depois criticar.

        Curtir

      3. Ele não pode prender, mas pode – e deveria – solicitar junto a PGR que autorize as investigações…mas para Moro, quando envolve seus amigos e aliados políticos, “NÃO VEM AO CASO”….

        Curtir

      4. Tem gente aqui comentando sobre o foro privilegiado. Bom, isso é uma inverdade. O problema não está em Moro julgar oh não os denunciados com foro privilegiado (que deve permanecer existindo), mas em dar prosseguimento às denúncias e depois remetê -las ao foro apropriado. Ocorre que todas as denúncias contra o grupo tucano ( que o cerca por todas as relações familiares do juiz) e seu projeto de poder, que incluem os atuais políticos a ali aboletados, são engavetadas no armário “não vem ao caso”.
        Quanto ao Karnal, ele justificou o post e admitiu o erro afirmando inclusive que é amigo do juiz Furlan e não do Moro, entretanto, precisa tomar muito mais cuidado com sua vaidade.

        Curtir

    2. Estou muito triste, há pouco dias postei um texto falando sobre à admiração por Leandro karnal,.Será que era necessario este encontro!!!!???

      Curtir

      1. Cada um é cada um. E este post é um absurdo. Cada um janta com quem quiser. Jesus esteve a jantar com Judas e já sabia o que ia acontecer, sem falar de Maria Madalena! E mais, tenho certeza que nenhuma única pessoa consegue estar neste mundo sem conviver com alguém cujo alguns comportamentos não aprovamos . É humanamente impossível.

        Curtir

  1. Isso deve ser um pesadelo. Esse cara elogiar moro, chamando-o de inteligente? Acho que ele bebeu absinto ao invés de vinho. Não tem o menor cabimento. E ainda discutindo “projetos” em comum. Projetos de poder? Explique-se, Karnal.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Realmente, ninguém e nada é perfeito. Não se pode considerar Leandro Karnal de direita, ele mesmo se auto- intitula de centro, o que nem vem ao caso, Não é o caso de ser deste ou do outro lado, mas sentar-se à mesa com quem nitidamente se vende aos interesses antipatrióticos, enlameando a Justiça e escarnecendo da Constituição. Ele poderia aegar uma indisposição ou uma dor de cabeça para não se sentir constrangido.

    Curtir

    1. Apesar de se dizer “centrão”, é curioso que falava sempre que historiador neutro não existe. Pode ser do lado que quiser – não é essa a questão -, mas que não fale sobre ética, moralidade, retidão e democracia e depois se una ao oposto disso tudo.

      Curtido por 1 pessoa

  3. O mundo de hoje é bem diferente daquele em que viviam Sócrates, Platão ,Aristóteles e outros . Nossos filósofos modernos vivem a modernidade e impregnados dela, têm uma vaidade exacerbada , então nada de susto! Esse é o intelectual moderno , aquele que se vale da eloquência para persuadir, não tem vínculo nenhum com a palavra que profere. Fala o que a plateia quer ouvir, afinal está sendo pago para falar, e se plateia da direita lhe renderá mais frutos, para que ficar com a da esquerda?

    Curtir

      1. Eu diria o verda feito sofista no sentido mais pleno da palavra.
        Nunca gostei dos intelectuais. Talvez por isso Lula seja o cara.

        Curtir

    1. Será que até ele se vendeu? Meu Deus! Cada dia que passa fico mais decepcionada com a humanidade! As plantas e os animais são mais companheiros!

      Curtir

  4. Compartilhei suas palestras! Ouvindo-as, tive a impressão de que o bom caráter ainda podia ser resgatado! Hoje, ele me faz ter vergonha de mim, por ter acreditado em suas palavras!

    Curtido por 1 pessoa

      1. tbm me decepcionei, estou ainda digerindo … não posso acreditar , quanto mais convivo com os humanos, mais gosto dos animais.

        Curtir

  5. Cedo ou tarde as máscaras caem…Veja o tanto de palestras que ele dá nas empresas, no próprio judiciário, Brasil afora! Ele simplesmente mostrou a cara já que o golpe está mais do q consumado. E melhor assumir a posição de coxinha, afinal, ele tá fazendo fortuna né gente?! Ele é muito esperto isso sim! E deve estar rindo da nossa cara neste momento. Uma coisa é certa: o Ponde é mais autêntico, pois sempre deixou bem clara a sua posição. Espero não sofrer mais golpes no Fígado hein profs Cortella e Clóvis de Barros?! Já ouvi bastante o canto da sereia !

    Curtir

  6. Nossa como e triste de ver um cidadao que fica dando aulas de onestidada de carater e ai o que acontece este cara somo.e no lugar dele aparece um cidadao sem nem uma moral sem exclupulo com tamanha cara de pau o que dizer mais que e lamentavel

    Curtir

  7. Não acredito que esses comentários por mérito, foram raciocináveis…Não foram! Como historiador que sou, vi a foto e li o que Leandro Karnal escreveu. E pasmem, eu entendi… O historiador tem que estar em ambos os lados da história, para poder entendê-la. Julgar é muito fácil, mas entender certas situações, torna-se algo nojento, asqueroso, arrepiante, desanimatório, para uns, a ponto de não querer entender mesmo. Me decepcionou as atitudes de pessoas que se acham intelectuais e é nessa hora que vemos o quão não são. Digo que não me considero intelectual, mas a ponto de concordar com uma visão, não dá. “Diga-me com quem tu andas, que lhe direi quem és…” Blá, blá, blá! Já tive amigos maconheiros e nunca fumei maconha. Já tive conhecidos ladrões e vejam só, nunca roubei! O problema realmente está na boca do povo desentendido, desorientado e fácil de manipular através do ódio e intolerância de pessoas que ficam caçando um brecha para destruir o “interessante”. Sim, críticas são bem vindas, sejam elas boas ou más, mas onde erram é na forma de “julgar”, se é que posso usar essa palavra… Talvez, muitos que criticaram, nunca entraram em uma sala de aula, onde há diversas ideologias, ideologias essas, prontas para não aceitem nada, absolutamente nada, que vá em desencontro com a formação trazida de casa, como religião, política, futebol etc.
    E nós, professores, temos que ser dentro de uma sala, apolítico, agnóstico, pois não tratamos esses assuntos como singular, e sim plural, levando aos alunos a possibilidade de pensarem, além do que trouxeram de casa, pois só assim, o ser pensante está apto a não só respeitar sua casa, mas todos que se encontrarem para fora de seu portão. Isso chama-se preparação para o convívio em sociedade. Saberem que não existe somente uma religião, ou um lado político ou somente um time de futebol. Como falar de um prato (alimento), sem nem antes tê-lo experimentado? Quantas pedras foram lançadas, que triste situação!

    Curtir

    1. Rinaldo, ele pode muito bem andar e fazer o que quiser. A questão não é essa…enquanto EDUCADOR,que diz zelar pela ética, pela moral e pela democracia, Karnal pratica tudo aquilo em oposição ao que prega ao compactuar com a amizade e projetos de um juiz (sic) que é partidário, ignora seu país, persegue as pessoas e não faz Justiça. Hipocrisia é diferente de liberdade de opinião.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Amigo! Ele afinal é amigo de Moro. Ponto. Tivesse ele escrito que… tive oportunidade de jantar com Moro e conversamos muito. Boa! Admito ele pela sua imteligência… Ok! Mas… a impressão que passa é que Karnal joga fora todo seu disurso sobre ética quando publica essa foto e esquece de todos os erros e abusos que tem sido cometidos pelo juiz. Karnal poderia ter evitado isso, e assim ao menos manteria as aparências.

      Curtido por 1 pessoa

    3. Cá entre nós O ilustre “filósfo” sem idéias não passa de um hipócrita memorizador de datas e nomes. Um professor, transmite conhecimento. Só. Mas, é um hipócrita. Um mentiroso. Nunca ouvi ele dizer que era amigos desses juízes e não pode ter com um encontro se transdormado em amigos. Para um intelectual já basta. Logo veremos o que está por tras disso tudo. Karnal vai dar um verniz aos coxinhas. fabricar frases de efeito, com racionalidade paraos imbecis repetirem.

      Curtir

    4. A diferença está em considerar “amigos”.
      Por outro lado, não se esqueça de que em pesquisa NÃO EXISTE A NEUTRALIDADE !
      O PESQUISADOR SEMPRE ESTARÁ PRESENTE, CONFORME O SEU JUÍZO DE VALOR, SUA HISTÓRIA DE VIDA, SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, DENTRE OUTROS ASPECTOS QUE ENVOLVEM UM PROJETO DE PESQUISA. ALIÁS, “A caravana passa, enquanto que os cães ladram” POUNTUA CLARAMENTE A INTENÇÃO DO AUTOR SOB O ATO.
      ME POUPE DE TANTA BABOSEIRA!
      VAI ESTUDAR PARA PODER FAZER ALGUM TIPO DE ANÁLISE..

      Curtir

  8. Lamentável a reunião do professor Karnal com a representação da ditadura judiciária brasileira. Tudo que vi e ouvi do Karnal, da ética, da filosofia e da velha moral se desfaz como num piscar de olhos. Quanto custou essa sua bandeirada a la direita professor? Me enganei, pensei que o professor fosse mais caro!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Companheiro, admirável o seu texto no que estou totalmente de acordo.
    Sempre fui muito admirador de Karnal, porém, sua afirmativa tem base e fundamento.
    Karnal, excelente palestrante e digno de méritos como professor, também tem seus defeitos. Eu, apesar de ouvi-lo com frequência, podia desemcapá-lo um pouco de sua vaidade do saber. O saber não deverua tornar ninguém mais caidoso e, sim, mais humilde.
    Haverá sempre algum comentário que nao terá o mesmo tom de seus valores. É louvável.
    Por que não passamos uma página adiante e tomamos aquele café filosófico com Mário Sérgio Cortella e com Clóvis de Barros Filho.
    Luiz Ferraz, um servidor.

    Curtir

  10. Vocês não percebem? Issso ele pretendia.Falar-se dele. Deve ter procurado aquele encontro até que o conseguisse.De certa feita falou de sua vaidade pessoal na TV Cultura, eu acho.Esqueçam dele.Vou fazê-lo. Não vão prejudicálo.Ele tem o salário da PUC para manter-se.Quer ser pop star.Subiu-lhe à cabeça(careca de saber)essa citada vaidade. Considerando-se a atual situação do País,a expressão “bons amigos”, sabendo-se da posição do Juiz de Direito neste momento,,parece ser ultrajante.

    Curtir

  11. Não sou intelectual,o q eu acredito pelo pouco q estudei é q o Brasil está dividido entre opressores e oprimidos,por opressores entenda-se midia,politicos de direita(corruptos),justiça,empresários,e oprimidos são todos aqueles q estão vendo seus direitos sendo retirados por uma politica de estado minimo, e q estão sofrendo perseguições absurdas por parte de juizes mau intencionados,tendenciosos e sem o menor escrúpulos como esse tal de Moro,José Dirceu e Lula p.sitar apenas dois nomes vitimas do partidarismo desse tucano-Moro,se Karnal e Moro são tão amigos porque Karnal não convence Moro a deixar Lula em paz, já q mesmo tendo vasculhado sua vida,ter contribuído p.a morte de sua esposa,não encontrou uma prova p incrimina-lo?E porque mantem Jose Dirceu preso mas não prende, apesar de tantos escandalosos de corrupção, Aécio,Serra,Alckmin,Temer?

    Curtir

  12. Penso que viver em sociedade também é beber vinho e discutir com qualquer pessoa até mesmo com juízes corruptos, ainda mais um mestre em educação, será que não podia ter um diálogo civilizado? Não achei pecado nisso.

    Curtir

  13. Impressiono-me com a audiência que opcões causam nos senhores. Sem tentar defender esquerda ou direita… vamos deixa-lo jantar em paz com quem quizer. Irrata-me essa adolescencia ideologica, criancas que dizem “vc nao pode ser meu amigo se andar co fulano, pq nao gosto dele…. menos mimimi e mais atitude politica e de vida

    Curtir

    1. Marcio, todos podem cultivar qualquer amizade…esse não é o ponto. O que deve ser condenado é que, enquanto educador que é, defendendo o Estado de direito, a liberdade, a moralidade, a ética etc., Karnal se aliar ao pulha do Moro, vai contra tudo aquilo que fala da boca para fora.

      Curtir

  14. Apesar de não concordar com esse juiz, o profº Karnal pode jantar com quem quiser. A amizade está além da política. Este juiz na minha opinião comete mutos abusos e é por isto mesmo que ele é muito inteligente. A inteligencia pode ser tanto para o bem como para o mal. Não vou deixar de admirar o profº Karnal por conta de suas amizades mesmo não sendo boas amizades . rsrsrsrsrs

    Curtir

  15. Rinaldo, parabéns pelo equilíbrio e lucidez na apreciação do fato. É impressionante a suscetibilidade das pessoas. Todos agindo como se seus comportamentos fossem de uma lisura e de uma coerência inatacaveis, e que sempre agissem totalmente de acordo com os próprios discursos. Como e fácil atirar a primeira pedra. Não gosto da atuação do Moro como juiz. Nem um pouco. Mas também não idolatro o Karnal porque não sou afeita a cultuar ídolos. Pessoas são assim. Eles foram convidados a participar de um programa de pos-graduacao. Vão trabalhar lá. Ponto. O Lula apertou a mão do Maluf , e daí? Vamos ter um pouco mais de senso de realidade. Vamos ser menos infantis em nossa apreciação do mundo. Não e fazer concessoes e ver.

    Curtir

  16. Infelizmente nossa democracia, tão jovem, não estava amadurecida o suficiente para lidar com o duro golpe. Por isso nosso país se transformou em um campo de guerra, sem possibilidade de diálogo e apaziguamento. Eu tenho meu lado e abomimo o que Moro representa. E quanto aos meus amigos que o admiram? Continua o diálogo, algumas vezes o silêncio, mas sempre a amizade e admiração.

    Curtir

  17. Estou contente por ter encontrado este texto e corroborar tudo o que me veio à mente assim que bati os olhos na foto e, pior, na legenda. Sinistra essa dissociação que as pessoas teimam em fazer sobre “o peixe que eu vendo e o peixe que eu como”. O mundo acadêmico é mais católico do que eu imaginava; está contaminado de discursos para os outros e não para si.

    Foi um prazer ter conhecido o seu blog.
    Devido ao número de comentários reaças, senti vergonha que eles chegaram a conhecê-lo antes de mim.

    Curtir

    1. Adriana, seja bem vinda! Agradeço pelas palavras! Quanto aos comentários ofensivos, alguns infelizmente tive que filtrar devido ao nível baixo; os demais, faço questão de publicar para que possamos travar o bom diálogo – que engrandece qualquer discussão. Abraço!

      Curtido por 1 pessoa

  18. Num país onde tudo tem se tornado “normal” a atitude do professor pode até ser taxada de normal por muitos. Porém , ética é algo pessoal e intransferível. E quem prega ética mesmo que seja através das atitudes e palavras gravadas na história deveria ao menos respeitar a própria retórica.

    Curtir

  19. Moro defende descaradamente os interesses do PSDB, blinda Aécio um político tradicional “corrupto” e que não sabe perder, que vergonha Sr.Moro ! Assisto tudo isto como em um filme de suspense em que no final os grandes vilões são aqueles onde depositávamos nossas esperanças de idoneidade e justiça.

    Curtir

  20. O Prof. e historiador Leandro Karnal jantar com Moro não me preocupa e nem mesmo afeta a admiração e o gosto que tenho por ele e seus livros. O que realmente me preocupa são as alianças políticas e os conchavos que o PT fará em 2018, isso muito me preocupa.

    Curtir

  21. Esta é a velha esquerda burra e doutrinada nas universidades Públicas, por velhos esquerdistas, saudosos da antiga URSS, de Stalin e de Fidel. Quem ousar discordar, imediatamente são chamados de fascistas, reacionários, etc. O mundo está se lixando pra gente como vocês.

    Curtir

    1. Humberto, não é questão de imediatismo. Caso não saiba, Karnal é um historiador e educador que zela pela ética, propaga os bons modos, a moralidade e defende a democracia. A partir do momento que se diz “amigo” dessa gente, contradiz tudo aquilo que fala. E não é questão de ser esquerda e direita, mas ser coerente. Agora, se ser de esquerda nos torna diferentes de você (e de toda sua bravata e ignorância), sinto-me feliz em poder dizer que SOU ESQUERDISTA. Passar bem.

      Curtir

Deixe um comentário