Não é mimimi!

*Por Luiz Fernando Leal Padulla

Piadas de cunho racista. Apelidos e xingamentos homofóbicos. Misoginia. Como você encara isso? Normal, afinal, sempre foi assim? Essa talvez seja a reação de muitas pessoas quando são interpeladas em não cometerem esses mesmos erros.

Mas isso é tradição…faz parte da cultura”, já ouvi alguns se defendendo. Pois bem. Foi-se um tempo que negros eram escravos, que as mulheres deviam ser submissas aos homens… e tudo isso era normal. Defender esse tipo de “tradição” é a mesma ignorância daqueles que defendem as touradas, a vaquejada, rodeios e a exploração de animais em pleno século XXI. Em um século que a racionalidade e os avanços da ciência só comprovam que todos somos iguais, que “raça humana” não existe, que ninguém é inferior a ninguém, que a própria homossexualidade tem suas raízes evolutivas, a manutenção de certos comportamentos é altamente prejudicial.

O conservadorismo não leva a nada, a não ser à intolerância! Não preciso nem apresentar dados estatísticos para ilustrar o que aponto aqui. Basta uma simples navegação por sites, que diariamente encontramos notícias envolvendo vítimas de estupros, racismo e toda forma de abuso. E o que fazemos? Lemos, e passamos adiante…sem qualquer atitude?

Assisti esses dias uma entrevista com Leandro Karnal que dizia exatamente isso: a geração de hoje é que deve romper com esses comportamentos arcaicos. Caso contrário, continuaremos a andar em círculos, correndo atrás do próprio rabo, lutando por uma sociedade melhor, mais justa e humana, sem que para isso, tomemos atitudes – ou melhor, mudemos nossas atitudes!

Piadinhas “inofensivas”, comentários machistas “só por brincadeira” são os mesmos que alimentam e sustentam esse ciclo vicioso da misoginia, da homofobia, da cultura do estupro e do racismo. E ao contrário do que muitos podem achar, não é questão de mimimi, mas de conscientização e empatia.

Já dizia Raul Seixas: “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Urge mudarmos! Todxs nós!

*Biólogo, Professor, Especialista em Bioecologia e Conservação, Mestre em Ciências, Doutor em Etologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s