Somos humanos?

*Por Luiz Fernando Leal Padulla

 

A insanidade e o ódio estão atingindo a sociedade em níveis alarmantes. Misturam-se emoções e humanos perdem sua humanidade.

Não sei se fico com raiva ou lamento as cenas deploráveis e patéticas de duas senhoras que se deram ao trabalho de ir até o Hospital Sírio Libanês, onde se encontra a ex-primeira dama Marisa Letícia, em estado gravíssimo, para protestar. Com faixas e gritando impropérios, ignoraram a dor e o sofrimento de Lula, parentes e amigos.

marisa
Crédito: brasil247.com.br

Impossível não lembrar que esse mesmo tipo de gente, espumando intolerância e insensibilidade, tiveram a mesma postura durante o velório do ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra. Nem o luto são capazes de respeitar.

Erra quem faz isso. Assim como errou quem comemorou a morte do filho de Alckmin no acidente de helicóptero – por mais que seja o “ladrão da merenda” ou esteja comprovadamente envolvido em escândalos de corrupção, não se pode nutrir esse sentimento de desrespeito.

Erra quem igualmente desejou a morte de Lula quando o maior e melhor presidente que nosso país já teve, anunciou que estava com câncer. Por mais que não gostem do operário que virou líder mundial e estadista e contra o mesmo pesam apenas convicções – sem provas –, o respeito e solidariedade é condição sine qua non para sermos humanos.

Tais atos só nos mostram o quanto estamos (sobre)vivendo em uma sociedade louca. Além de deixar de lado toda empatia, perde-se qualquer legitimidade quando dizem protestar “contra a corrupção”, “pelo bem do Brasil”, afinal, entraram na falácia do impeachment porque julgavam Dilma incapaz de governar. Alegavam, inclusive que os gastos públicos eram exorbitantes. Mas pergunto: onde estão esses mesmos revoltados, no mesmo dia que é divulgado que os gastos públicos, sob a regência do ilegítimo e golpista presidente (sic), foram aumentados em 11,42%?

(Não vou nem falar sobre a corrupção. Os áudios vazados de Jucá, Renan Calheiros e todos os acontecimentos que parecem seguir um script cinematográfico – incluindo o suspeitíssimo “acidente” com o ministro relator da Lava-Jato – falam por si só. Só não enxerga quem não quer ver…ou aqueles que preferem continuar achando que tudo “é culpa do petê”, “o Lula é o ladrão” e por aí vai).

Onde está toda essa revolta, e a busca por dias melhores, quando se assiste o prefeito da maior metrópole do país, sancionar uma lei que tira as cobertas dos moradores de rua, em troca de uma “São Paulo limpa”? O mesmo sujeito que, ignorando prioridades para a cidade, ordenou que se apagassem os grafites – não são pichações! – que coloriam um pouco a selva de pedra. Mas o pior disso é que depois de acinzentar a cidade, a administração (sic) da prefeitura achou que “ficou muito cinza” e irá refazer os grafites (desperdício de dinheiro público!).

Enfim, o grande perigo dessa seletividade e ignorância política, é o surgimento de ignorantes funcionais, o que dará cada vez mais espaço para ultraconservadores, travestidos de “salvadores da pátria amada”. Esquecem-se, no entanto, que foi assim que regimes ditatoriais e líderes nazifascistas conseguiram seus espaços. O resto da história todos já sabem.

Precisamos parar e rever nossos atos e atitudes. Caso contrário, não seremos mais dignos de sermos chamados “seres humanos”.

*Professor, Biólogo, Doutor em Etologia, Mestre em Ciências, Especialista em Bioecologia e Conservação

Anúncios

2 comentários sobre “Somos humanos?

  1. Onde está o caráter dessas pessoas? Lula só fez o bem pelo Brasil, Dona Mariza está muito doente, deixem a família do Lula em paz, já tem políticos demais infernizando a vida do Lula. Vão para a suas casas, se não são humanas o suficiente para pedir pelo pronto restabelecimento da saúde de Dona Mariza, vão viver suas vidas e parem de ser papagaios de piratas, no caso de corruptos, ladrões.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Qualquer esposo, pai de família, no lugar do Lula, estaria sofrendo muito, deixem a vida desse grande ser humano, em paz, deem-lhe um tempo para cuidar de sua esposa. Lula já passou por sistema pior que o SUS, ele já passou muita fome, descriminação por ser pobre, agora ele está em uma situação financeira melhor devido ao trabalho dele, sabe falar como ninguém em suas palestras, é querido e admirado por seus seguidores e pelo exterior. Deixem Lula e seus familiares em paz, seus abutres.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s