Feliz cumpleaños, Fidel!

*Por Luiz Fernando Leal Padulla

Como todo líder e revolucionário, Fidel Alejandro Castro Ruz é alvo de amor e de ódio.

Venerado por muitos, odiado por outros, é a imagem da resistência e determinação.

Na busca pela justiça de seu povo, conduziu uma guerrilha que destituiu o general e ditador Fulgêncio Batista em 1959, garantindo liberdade ao povo cubano.

Mas o caminho foi árduo. E depois da conquista, rompendo de vez as relações com os EUA, não foram poucas as tentativas de assassinato do líder cubano – um ex-chefe de inteligência cubana cita 634 tentativas entre 1958 e 2000.

Atento as injustiças sociais, Fidel foi o líder de espírito revolucionário, patriota. Seus princípios socialistas sempre falaram mais alto, condenando sempre o imperialismo e o sistema capitalista. Por conta disso, sua imagem foi proliferada de forma equivocada e preconceituosa por parte daqueles que viam neste líder uma ameaça a seus interesses, fazendo com que as pessoas de países submetidos aos ianques, temessem e profanassem mentiras sobre ele e sua Cuba.

Não à toa, os embargos tentaram desestabilizar por completo seus ideais e todas as conquistas que obteve ao povo através da Revolução Cubana. E mesmo assim, resistiram bravamente.

Falem o que for, mas graças a “mão de ferro” de Fidel, Cuba é o que é hoje: país com elevados índices de desenvolvimento humano e social, a menor taxa de mortalidade infantil das Américas, com total erradicação do analfabetismo e da desnutrição infantil.

Fidel Castro é um exemplo. Dentre os cubanos, sem sombra de dúvidas é o homem mais importante do século XX. Com sua personalidade e sabedoria, é um libertador da humanidade, que nos serve de exemplo de luta contra a exploração e opressão do sistema capitalista/imperialista. Exemplo de patriota, defensor da soberania de seu país. Que seu espírito e determinação encorajam outras nações e seus povos para continuar nesta luta e resistência em busca da igualdade e justiça para todos.

Parabéns comandante Fidel!

 

* Professor, Biólogo, Doutor em Etologia, Mestre em Ciências

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s