Políticos transgênicos

*Por Luiz Fernando Leal Padulla

 Em recente estudo divulgado por pesquisadores da Unicamp, comprova-se o que há tempos temos defendido: os produtos transgênicos diminuem a variabilidade e colocam em risco a diversidade das espécies, indo contra o princípio de uma agricultura sustentável. Isso porque os efeitos são ambientais, sociais e econômicos.

Pequenos produtores, por exemplo, seriam exterminados de suas propriedades com a proliferação única e exclusiva de sementes transgênicas, acabando com as variabilidades crioulas (selvagem). Com isso, coloca-se a segurança alimentar em risco. Mais e mais fertilizantes e produtos químicos seriam desejados contaminando o ambiente e os seres vivos – incluindo o próprio ser humano.

As corporações, detentoras das patentes, monopolizariam toda a produção, com produtos que ainda não se comprovaram totalmente inócuos à saúde humana (veja link: https://biologosocialista.wordpress.com/2016/01/13/os-casos-envolvendo-a-monsanto-e-outras-corporacoes/).

19set2012---a-imagem-mostra-ratos-alimentados-com-organismos-geneticamente-modificados-ogm-com-tumores-segundo-estudo-publicado-na-revista-food-and-chemical-toxicology-a-mortalidade-das-femeas-1348058507606_956x500
Ratos que apresentaram o desenvolvimento de tumores após a alimentação com milho transgênico. Crédito: http://www.naturalnews.com/037249_gmo_study_cancer_tumors_organ_damage.html

E pensar que essa tecnologia promissora começou a ser divulgada e vendida como a nova revolução verde. A solução de todos os problemas de produção de alimentos.

Qualquer semelhança com nossa triste realidade política…não é mera semelhança!

A variabilidade e diversidade de gente incomoda. Com isso, após anos de derrotas nas urnas, querem voltar o domínio aos interesses pontuais de uma minoria. A bancada ruralista está babando por se apossar de reservas e proliferar sua agropecuária insustentável. Mas há uma barreira legítima no caminho: o atual governo, eleito por mais de 54,5 milhões de votos, e que resiste e ainda luta por condições sociais mais justas para todos.

A propaganda de um “novo governo” é similar aos transgênicos: a revolução para um novo modo de produção que atenderá a todos. Uma tal “Ponte para o Futuro” que mais parece uma pinguela para o inferno – sim! Leia e verá que o que está em jogo não é o futuro dos brasileiros, mas o atendimento e subserviência aos interesses puramente capitalistas.

Uma aberração, que manipula cidadãos de bem e inocentes úteis pela ignorância política, com a pior espécie de políticos gananciosos possível. E disso, surge um transgênico pacto político. E tal como os transgênicos alimentares, o tempo mostrará sua verdadeira face.

Hoje sabemos que os transgênicos não são toda aquela maravilha que pregavam. Pelo contrário. Casos de câncer, contaminação ambiental e danos irreparáveis ao ambiente são diretamente culpa deles. É um sério e real problema ao mundo e que a cada dia mais está difícil de controlar sua proliferação e contaminação.

Enquanto a nossa política, ainda há tempo de reagirmos e evitarmos que essas falsas ideias se proliferem e adoeçam novamente o Brasil. Não permitamos que esse abjeto processo golpista prolifere e crie raízes. Extirpemos esse câncer PMDB/PSDB antes que se torne maligno e de difícil controle.

*Professor, Biólogo, Doutor em Etologia, Mestre em Ciências

Anúncios

Um comentário sobre “Políticos transgênicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s