Calhordas em ação, contra uma nação!

*Por Luiz Fernando Leal Padulla

Li a entrevista com a cientista política argentina Magdalena López que analisa a situação do Brasil e faz sua inevitável comparação cm o golpe sofrido no Paraguai. É preocupante as similaridades entre o ocorrido em 2012 com Fernando Lugo e aquilo que atentam contra Dilma Rousseff.

Quando perguntada “como está hoje o Paraguai, quase quatro anos após o impeachment de Lugo?”, sua resposta é assustadora:

O governo de Federico Franco (o “Temer” de Lugo, que assumiu após o impeachment) foi um desastre. Permitiu a exploração de reservas naturais por empresas de mineração estrangeiras, além de gastar todas as suas possibilidades de corrupção, porque sabia que seu partido provavelmente não voltaria a ganhar eleições (…). Já o governo de Horacio Cartes, que é o presidente ‘legal’, o que foi eleito, aprovou uma aliança público-privada, que é uma privatização acobertada. O Paraguai tinha sido dos poucos países na região a manter públicos os serviços como água, gás e luz e essa medida, além de proporcionar a oportunidade para casos de corrupção enormes, prejudicou os mais pobres, que deixaram de ter certos subsídios e começaram a ter que pagar contas mais caras a entes privados”.

E o pior ainda está sendo feito:

A extrema pobreza cresce a um ritmo similar ao da extrema riqueza. Isso tem a ver com a dinâmica produtiva do Paraguai, mas também com a gestão de Cartes, que foi extremamente violenta com as classes populares, desmantelando o que restava das políticas sociais do governo de Lugo”.

Iremos pagar o preço para ver isso acontecer com nosso país? Permitiremos um retrocesso nas conquistas?

A questão não é defender o PT ou a Dilma…a questão é defender a democracia. E isso é muito maior. Como já disse outras vezes, não sou petista e até reconheço que o atual governo precisa rever algumas de suas condutas e políticas econômicas. Mas usar de argumentos vazios como a impopularidade (muitas das vezes plantas e compradas pela grande mídia e seus interesses escusos) é absurdo!

Observa-se que muitos inocentes úteis, ao abraçar a ideia falaciosa da derrubada inconstitucional da presidenta Dilma, seriam igualmente prejudicados em um governo Temer/Cunha.

Ou alguém, em sã consciência e sem “rabo preso”, acredita que Temer presidente e Eduardo Cunha de vice (toc-toc-toc!), seriam a salvação do país? Temer que confabula na escuridão e Cunha, réu por recebimento de milhões em propinas e contas no exterior!

brasil247 com
Calhordas em ação, contra uma nação. Crédito: brasil247.com

E o que falar da possível equipe econômica que já articulam? Paulino da Força para o Ministério do Trabalho (apoiador da terceirização irrestrita do trabalho e acabando com a CLT e os direitos trabalhistas), Armínio Fraga para a Fazenda (o mesmo que vendeu o Brasil a preço de banana para os Estados Unidos), José Serra na Saúde (dispensa maiores apresentações!), José Carlos Aleluia (envolvidos em inúmeros casos de corrupção e que articularia a entrega do pré-sal aos interesses norte-americanos) e Ronaldo Caiado na Agricultura (com consequência, uso abusivo de agrotóxicos, chacinas nos campos e aldeias indígenas e desmatamentos).

E mais: quem garante que estão fazendo tamanha investida justamente para se livrarem das investigações? Ou alguém ouviu falando que eles querem combater a corrupção, tal como o governo vem fazendo?

O mundo está ciente e denunciando essa tentativa de golpe! Sim, é golpe! Tal como definiu a  cientista política, “monta-se uma fachada de legalidade (…) onde Parlamento e Judiciário articulam estratégias neogolpistas”, tentando dar um aspecto legítimo ao que na verdade é um golpe.

Percebem como “o buraco é mais embaixo” e muita gente está entrando nesse conto?

Sejamos racionais e deixemos o partidarismo de lado. Abramos os olhos enquanto há tempo! Depois, não adiantará reclamar!

Às ruas dia 17 pelo Brasil e pela Democracia! #NãoVaiTerGolpe

 

*Professor, Biólogo, Doutor em Etologia, Mestre em Ciências

Anúncios

2 comentários sobre “Calhordas em ação, contra uma nação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s