Por isso eu fui

*Luiz Fernando Leal Padulla

Fui dia 18 e também dia 31.

Irei quantos dias mais forem necessários para defender nossa jovem democracia.

E não. Não fui remunerado para isso – jamais aceitaria esse tipo de dinheiro. Fui por convicções e ideologias. Fui porque sou cidadão brasileiro. Fui porque defendo o Brasil. Assim como outros milhões de brasileiros.

Não ganhei trinta reais, muito menos pão com mortadela – até porque sou vegetariano. Meu único incentivo foi defender o direito à liberdade e à legalidade. E para isso, não há preço que se pague.

Podem falar o que quiser. Podem me acusar do que quiserem. Sejam criativos em suas falácias. Pois daqui darei risadas. Minha consciência está tranquila. Não estou preocupado com o que falam. Apenas minhas convicções importam. Jamais me sentirei intimidado por raivosos e intolerantes que não aceitam opinião divergente das suas.

Revoltados que não conseguem sequer dialogar e logo querem nos ofender. A verdade dói para essa gente. O fascismo não tolera ser contrariado com verdades.

Ainda que tentem desqualificar nossos ideais, resistiremos. Nossa força está no que acreditamos e não naquilo que querem nos obrigar a acreditar.

Quando não há argumentos, apelam para ataques pessoais. Perdem a razão…se é que algum dia chegaram a tê-la.

A única coisa que realmente me incomoda é a ignorância. Mas felizmente para isso temos cura: a educação!

Assim sendo, caso sinta alguns dos sintomas, como raiva da cor vermelha (seja em uma camiseta ou bicicleta), ódio irracional pelo Lula e/ou Dilma, admiração igualmente irracional por Aécio Neves, Bolsonaro, FHC ou gente do tipo, e até mesmo um desejo incontrolado de uma incoerente “intervenção militar constitucional”, sugiro um remédio facilmente encontrado em qualquer biblioteca: livro de História.

Após a leitura, se sentirá mais leve e esses sintomas passarão em breve. Aumente gradativamente a dose, e estará plenamente curado.

E aí sim estará apto a viver em uma sociedade democrática!

1915078_1339427469417444_6542045298271026844_n

*Professor, Biólogo, Doutor em Etologia, Mestre em Ciências

Deixe um comentário

