Vitória contra a reorganização escolar?

*Por Luiz Fernando Leal Padulla

Como diz o ditado, o PSDB “não dá ponto sem nó”. Quando alunos e a sociedade se uniram contra a tentativa fatídica reorganização escolar (reorganização de algo que nunca esteve organizado?), fazendo com que Alckmin voltasse atrás de sua decisão ditatorial, parecia que o bom senso havia prevalecido, finalmente. Mas não. No último dia 9, o Diário Oficial do Estado publicou a nova canetada tucana: aumento de 10% no número de alunos em sala de aula. E novamente, nem pais, nem alunos, muito menos professores foram consultados. Educadores e gestores escolares sempre defenderam o que os últimos dados do Enem comprovam: quer resultado no aprendizado? Tenha menos alunos por sala. Classes superlotadas são inversamente proporcionais aos índices de aprendizagem.

Tudo isso, associado aos baixos salários, falta de estrutura e condições insalubres. Não há mágica na educação. Os professores podem até serem malabaristas em sala de aula para tentar atingir seus objetivos pedagógicos, mas todo o sistema joga contra. Pensando bem, é justamente essa a ideia dos governos antiprogressistas: dificultar cada vez mais a formação de cidadãos pensantes.

Comparativamente: enquanto o PT e seus aliados, investiram na educação, como por exemplo a criação do FIES e Prouni (possibilitando a ascensão de jovens às universidades), universidades federais, escolas técnicas, e valorização do piso salarial dos professores, os governos do PSDB não o fizeram – pelo contrário! Lembremos o recente projeto do senador tucano José Serra, que pretende desvincular os investimentos da Educação, ao mudar as regras do Pré-Sal (traduzindo em miúdos: entregar ao capital estrangeiro). E o que falar das recentes pesquisas sobre a educação em São Paulo? Atraso educacional de três anos e deficiência de conhecimento em matérias como português e matemática! Frutos colhidos da lastimável progressão continuada do ex-governador de São Paulo, Mário Covas, que conseguiu verbas da UNESCO e ao mesmo tempo, gerava alunos semianalfabetos, facilmente manipulados pelos sistemas de oligopólios audiovisuais (como a TV), sendo incapazes de leitura e aprofundamento crítico – tudo o que um governo ditatorial gosta.

psdb-paranc3a1-professor-richa

São esses os moralistas sem moral, que durante seus governos impuseram privatizações extremamente prejudiciais ao país (a origem de todo o processo de corrupção, como bem definiu a juíza na condenação do ex-senador e governador mineiro Eduardo Azeredo, do PSDB), entre outros, como o massacre promovido no Paraná, quando professores foram covardemente reprimidos pela PM tucana de Beto Richa, ferindo mais de 200 pessoas, assim como os inúmeros alunos que, durante as ocupações nas escolas, foram submetidos à truculência, força excessiva e bruta, da igualmente PM tucana, que bateu e levou vários estudantes presos estudantes como se fossem bandidos – muitas vezes agindo durante a noite e madrugada, quando não havia tanto movimento de pessoas e jornalistas. Vale aqui, também lembrar dos relatos de que pessoas ligadas ao próprio governo do PSDB, foram infiltradas nas manifestações para tumultuar o ambiente, depredar escolas e assim criminalizar os atos.

MORAL E IMORAL BLOGSPOT COM
Crédito: moraleimoral.blogspot.com
ESMAEL MORAIS COM BR
Crédito: esmaelmorais.com.br

E como não era de se esperar, a grande mídia golpista, representada pela revista Veja (a qual faço questão de não ver!), descaradamente elegeu justamente os governos Alckmin e Richa como “bons exemplos” para a educação! Fico imaginando quais seriam os maus exemplos… E colocando mais uma “pulga atrás da orelha”, esse mesmo partido é um dos apoiadores da redução da maioridade penal. Curioso isso, não? Dificulta-se cada vez mais a permanência dos jovens nas escolas, e constrói-se mais penitenciárias…Novamente um ponto, um nó.

Não vamos nos esquecer do passado, ainda mais em ano eleitoral, quando muitos ex-aliados tentam, de toda forma, se desvincular desses indivíduos e negar fatos consumados. O passado lhes condena! Por essa e por outras é que digo em alto e bom som: PSDB, nunca mais!

 

*Professor, Biólogo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s