E a crise na TV Cultura?

Por Luiz Fernando Leal Padulla*

Em agosto de 2015, veio à tona a crise da TV Cultura, até então, uma emissora democrática e plural. Artistas fizeram vídeo alertando para o perigo iminente de fechamento da emissora e do descaso do Estado, gerando o movimento “Eu Quero a Cultura Viva”.

cultura viva caratacapital

Curiosamente, após esse apelo de artistas, junto à sociedade, que se mobilizou com abaixo-assinado, o programa “Roda Viva” trouxe, sequencialmente, vários nomes do PSDB e opositores ao PT e ao governo da presidenta Dilma.

O senador Ronaldo Caiado (DEM), crítico efusivo e irracional do governo, foi o primeiro no dia 03/08, seguindo de outro senador, desta vez o tucano José Serra, no dia 17/08. Caiado definitivamente atacou os governos progressistas e destilou seu ódio, enquanto Serra fez cena de “bom moço” e criticou o atual governo.

Em 28/09, deram espaço para os juristas Hélio Bicudo (ressentido ainda com Lula) e Janaína Paschoal, autores do único pedido de impeachment aceito pelo larápio Eduardo Cunha. Comentários sobre esse programa são desnecessários.

janaina-paschoal-e-helio-bicudo

Depois, a vez foi do “Príncipe da Privataria”, Fernando Henrique Cardoso, no dia 26/10, passando pelo então Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, no dia 02/11 (posteriormente caiu graças à fatídica reorganização escolar do digníssimo Alckmin). FHC usou o programa para falar sobre a crise política e econômica no país e o papel da oposição. Já Voorwald teve a oportunidade de defender o fechamento das escolas (indefensável!). Fechando o “reality tucano”, o governador Pedro Taques, dia 09/11.

Milagrosamente, não se fala mais em fechar a emissora.

O balanço final de 2015 mostra que a fundação recebeu cerca R$ 90 milhões do governo do Estado , R$ 22 milhões a menos que em 2014. E mesmo assim, a TV Cultura fechou o ano no azul. Foi a multiplicação dos pães ou tem mais coisa nessa coincidente história?

 

LFLP3*Biólogo, Professor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s