Sem medo e sem preconceito

Por Luiz Fernando Leal Padulla*

É comum ouvirmos a retórica de que o socialismo é um regime falido, que nunca deu certo. No entanto, o que pouca gente sabe é que ela é a única salvação para a humanidade. Calma, não precisa se desesperar e nem cuspir palavrões! Falo do aspecto ambiental, cuja vertente hoje em dia é a sustentabilidade. A palavra da moda tem sua raiz nas ideias do socialismo, mais especificamente, no chamado ecossocialismo.

ecossocialismooubarbarie
Crédito: ecossocialismooubarbarie.wordpress.com

Está mais do que comprovado que o sistema capitalista, que visa lucro sobre lucro, custe a quem custar, é incompatível com a vida. Ou diminuímos o consumismo e consequentemente, poupamos a natureza para que ela consiga se equilibrar, ou estaremos fadados ao pior. Vejamos nossas cidades como exemplo. Vivemos em um momento em que montantes de lixo se acumulam e parecem não parar de crescer. Será que haveria necessidade de tanto lixo sendo produzido por nós? Ou isso é fruto de um consumismo exacerbado, típico do capitalismo? Acho que ninguém discordará que estamos exagerando. Refletir, e acima de tudo, mudança de atitudes é o que nos resta.

democraciasocialista.org.br
Crédito: ecossocialismooubarbarie.wordpress.com

Não há outra solução para a crise ambiental a não ser atitudes individuais para o bem comum. Como digo para meus alunos, o papel de bala que cada um joga ao chão, pode parecer não ter efeito, mas se juntarmos todos os papéis de bala, veremos o quão devastador é um atitude a princípio pequena. O problema é que sempre fomos adestrados a criticar pura e simplesmente o socialismo, sem saber o por quê. A propaganda norte-americana, as ameaças durante a Guerra Fria e tudo o que estava por trás, fez com que nós do Ocidente, criássemos uma aversão irracional ao ideal socialista.

Mas o que estamos vendo recentemente é que as palavras podem mudar, mas visam uma sociedade justa e igualitária. Como Ernesto Guevara dizia, “só pode existir socialismo se houver uma mudança na consciência do homem capaz de gerar uma nova atitude fraternal para com a humanidade”. Tenhamos cada vez mais essa conscientização, sem medo, sem preconceito, afinal, você é um socialista. Orgulhe-se disso!

LFLP3

*Biólogo, Professor

Anúncios

Um comentário sobre “Sem medo e sem preconceito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s