“O povo não é bobo…

Por Luiz Fernando Leal Padulla*

…abaixo à Rede Globo”.

Frase recente, mas que nos remete aos tempos do Golpe de 1964. Em seu fabuloso livro, “O quarto poder”, Paulo Henrique Amorim destrincha como a “toda poderosa” mandou e ainda manda no país. Sugiro, a quem se interessar, a leitura deste livro. Caso cheguem até o final – ainda que tomados por revolta e ânsia das canalhices que nos são apresentadas – duvido que não serão a favor da democratização da imprensa. E não, isso não é censurar. Além da ditadura, em 2006, o apoio incondicional da Globo à Geraldo Alckmin (PSDB) foi sem qualquer pudor. Análises mostraram como a Globo manipulou as informações, desde maior tempo ao candidato tucano em seu noticiários, enfatizando apenas aspectos positivos, como enredando Lula às notícias ruins, o que evitou sua vitória logo no primeiro turno.

O mais intrigante, no entanto, foi a manipulação feita sobre o “escândalo do dossiê”. Ainda que condenável a atitude dos petistas que tentaram comprar material que incriminara José Serra, candidato ao governo de São Paulo, a distorção foi incrível: focou-se na dinheirama apreendida pela Polícia Federal, e simplesmente ignoraram a causa: o escândalo da compra superfaturas de ambulâncias com propina de 10% aos tucanos – a chamada “máfia dos sanguessugas”. E novamente, a culpa era do PT e isentava qualquer culpa do PSDB. Incrível!

globogolpista

E o que falar do vazamento das fotos das pilhas de dinheiro, feitas pelo delegado Edmilson Bruno, às vésperas das eleições? Sempre tentando relacionar o ato com Lula. Para sorte do Brasil e da democracia, isso não foi suficiente para tira a vitória acachapante, ainda que no 2º turno, de Lula (61% a 39%). Essa é mais uma prova da urgência de se democratizar as mídias, tal como já ocorre em países como Reino Unido, Portugal, Venezuela, França.

LFLP3

*Biólogo, Professor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s