A verdadeira natureza do socialismo

Por Luiz Fernando Leal Padulla*

Já dizia Nietzsche, “a maneira mais eficiente de corromper a juventude é instruí-la a ter mais estima por quem pensa igual do que por quem pensa diferente”. Ainda bem que nossa juventude está abrindo os olhos. Alguns tentam criminalizar o socialismo, trazendo informações distorcidas e equivocadas.

Como diz Cynara Menezes em seu livro “Zen Socialismo”, “ser de esquerda é ser um defensor incorruptível da paz, da democracia e da liberdade (…), dar menos importância ao dinheiro e mais à felicidade”. A mesma autora diz que “a ignorância em torno do socialismo não resiste a cinco minutos de pesquisa no Google”. O mais pungente desses erros é associar Hitler e Mussolini com o regime.

Muitos ainda podem levantar outra polêmica: Stalin. O tirano, sem o qual não teríamos derrotado os nazistas, tinha sua parcela de culpa sim. Infelizmente, usando-se do “socialismo”, alguns ditadores surgiram. Mas os documentos históricos provam que o grande culpado por Hitler, Mussolini e até mesmo Stalin terem feito milhões de vítimas foi o próprio agente financiador: o capitalismo, que por sinal, é a causa da morte de milhões de pessoas, de forma direta ou indireta. Hoje, o medo e o preconceito que alguns ainda têm com o socialismo é fruto da ignorância.

A busca pela igualdade, o equilíbrio, o bem-estar de todos, faz parte de nossa natureza. A crise recente do capitalismo e todo o dano mundial começam a mudar a maneira que pensamos. É insustentável, financeira e ecologicamente, as atuais políticas que vivemos. Mais do que a miséria, fome e concentração de renda nas mãos da minoria, o planeta não está mais aguentando.

O aquecimento global é um desses claros avisos. E como nos foi alertado em 1855 por um indígena, “quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, vocês entenderão que dinheiro não se come”.

post1
Crédito: http://www.hipertrofia.org/

LFLP3

*Biólogo, Professor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s